sábado, 16 de março de 2013

CROCHÊ ANTIGO


Minha mãe tinha uma irmã chamada Carolina. Ela a chamava de Calina e, nós outros, a chamávamos de Ló ou Loló. Todas minhas lembranças da Ló são delicadas, meigas, ternas e carinhosas. Lembro-me da sua voz rouquinha e até do seu cheiro... Seu cabelo era lindo lindo, um algodão ( e, naquele tempo, não havia shampos especiais para cabelos grisalhos...).

Loló com minha sobrinha mais velha no colo.
 O lourinho é meu irmão e esta menina de sapatos novos
 sou eu!

A Ló não se casou e, então, passava uma temporada na casa de cada irmã. Quando estava na nossa casa, para nós, os sobrinhos, era um período de muitos passeios. Ela saia comigo e meu irmão, todos os dias, para passeios na periferia da cidade. Pegávamos o "lotação” até o ponto final e dali caminhávamos... Com ela, lembro de ter ido ao Cristo Redentor várias vezes, córrego da Água Limpa (a água ainda era limpa mesmo...),  balneário das Águas Santas, Tiradentes, visitar a Dolores (a bordadeira)...
Lembro da minha mãe separando costuras (consertos e remendos) e crochês para a Ló fazer... dizia-se que, quando ela não se sentia mais útil, arrumava a mala e ia para a casa de outra irmã então, o segredo, era dar-lhe trabalho para ela ficar bastante tempo.
Quando eu, já moça, comecei a trabalhar, comprei um tecido para toalha de mesa e pedi a Ló para fazer um barradinho. Eu tinha a firme convicção que teria minha casa, casasse ou não.
Esta toalha está em uso há bem uns 35 anos. Já um pouco desbotada mas, inteira... e é o barradinho dela, em linha Mercê Crochê, que era a linha preferida de trabalho da Ló, que quero mostrar aqui... Simples mas, uma delicadeza! 











Qualquer dia desses vou tentar fazer este barradinho mas, em linha mais grossinha, é claro!
Nossa, que saudades da Ló!!!!

11 comentários:

  1. Oi Eglea!!!

    Como é gostoso ter essas lembranças!!!

    Eu tbm tenho uma tia que fazia trabalhos lindos em crochê, ela ainda está viva, mas não consegue fazer mais crochê.

    Bjks

    Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, você nem imagina a volta que dei pra chegar aqui e te achar. Passei pela Nova Zelândia! Quarta-feira te conto, rs. Bjinho - Lan Succi

      Excluir
  2. BOM DIA, COLEGA EGLÉA!
    ADOREI AS FOTOS, AS LEMBRANÇAS TERNAS, O BARRADINHO DA TOALHA MAS DE TUDO QUE VI, SABE DO QUE EU MAIS GOSTEI???
    DO CABELO BRANQUINHO DA LÓ! QUE LINDO!
    DEUS PERMITA QUE NA MINHA VELHICE, ELES FIQUEM ASSIM TAMBÉM. TÃO BRANQUINHOS COMO ALGODÃO. :)
    IGUAIS TAMBÉM AOS DO ZIRALDO, CRIADOR DO MENINO MALUQUINHO... :)
    TENHA UM LINDO DOMINGO E UMA ÓTIMA NOVA SEMANA, CONTERRÂNEA.
    ABRAÇÃO PROCÊ E INTÉ MAIS VÊ! ;)

    ResponderExcluir
  3. Eglea,
    que delícia descobrir um blog tão doce de uma conterrânea. Amo! Lindas suas memórias e a toalha xadrez azul em que a Ló fez o barradinho.
    Claro que vou seguir vc!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Egléa
    Que doçura!!!
    Linda foto,
    lindas pessoas,
    lindas palavras,
    lindas recordações,
    lindo coração,
    linda toalha,
    lindo tudo o que envolve o teu
    lindo post.
    Um abraço bem grande da
    Teresinha

    ResponderExcluir
  5. Egléa! Не знаю как правильно написать твое имя по русски. Прекрасная семейная история! Очень изящное вязанное кружево. Я нашла недалеко от нашего дома почтовое отделение, где принимают посылки за границу! Я этому очень рада. Ты примешь участие в розыгрыше моей конфетки)) С наилучшими пожеланиями! Оксана.

    ResponderExcluir
  6. Que linda a história, a toalha, o tecido, a cor, o barradinho e claro, a tia Loló.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Meu DEUS amiga, estou qui quase chorando de emoção...
    É grandioso e de um sentimento sem igual!
    Essa foto me fez voltar no meu passado e que saudades de tanta coisa...
    Parabéns querida, isso só prova o seu amor e doçura.
    Beijos com carinho
    MELISSA E ALECRIM

    ResponderExcluir
  8. Egléa, que lindas lembranças!!

    Sua tia Ló era especial, com mãozinhas de fada!!

    Amei a foto, o barradinho é suavemente lindo!!

    Querida, aqui está tudo bem, obrigada pelo carinho!!

    Tenha uma repousante noite,

    beijinhos,

    Lígia e turminha:))

    ResponderExcluir
  9. Que riqueza, Egléa!
    Imagino a sua saudade da Ló!
    bj, boa semana
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Lindo seu bordado e sua história de amor com a Ló

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa