terça-feira, 14 de maio de 2013

MOFO...FUNGOS E MICOSES

Minhas irmãs mais novas são enfermeiras podólogas. As que moram, aqui têm uma clinica: a “Sintonia dos Pés”.

Fizeram enfermagem para poderem aplicar, no exercício da podologia, alguns procedimentos e, desta forma proporcionar, aos pacientes, tratamentos mais específicos. Além de podólogas e enfermeiras são também especializadas em pés de diabéticos.


                                                 Renata

Eu tenho o maior orgulho dessas irmãs! São interessadas, competentes, sérias,  honestas e carinhosas no exercício da profissão e na vida em geral.

Dia desses, fui, lá na Sintonia dos Pés, ganhar o que chamo de meu “momento madame” do mês. Eh, trem bão!

Enquanto meus lindos pezinhos eram cuidados conversamos sobre o Fubá 
Fubá

que terminou um tratamento “have metal” para se curar de uns estragos que, fungos oportunistas, fizeram na sua pele e, o assunto, como era de se esperar, descambou para fungos nos pés - que os meus, felizmente, estão livres. 
Parece que, as micoses andam ficando cada vez mais resistentes, persistentes e chatas de serem tratadas. As caninas (segundo me contou a veterinária do Fubá) e as humanas.
Fungos estão por toda parte e alguns cuidados simples e básicos, com os pés e sapatos, podem evitar grandes problemas para os humanos - quanto aos cães ando estudando e "assuntando" a respeito.

Vamos lá:
 “Lysoform”. O principio ativo dele é o "cloreto de didecil dimetil amônio" – nomezinho esdrúxulo, pois não?

A Bombril, que é o fabricante, não me contratou como senhora propaganda para falar sobre isso. Uso, gosto do resultado e repasso, só isso!

Nossa região é úmida e isto provoca muito mofo nos móveis de madeira, principalmente, nos que passam mais tempo fechados. Quando o bolor aparecer: Lysoform bruto puro nele! Eu o aplico com um pano ou, simplesmente, coloco numa bombinha spray e borrifo a parte externa e interna dos móveis - uso máscara pois o cheiro é forte. Espero secar e guardo tudo de novo.
O resultado é que os fungos morrem e passamos uma boa temporada sem que eles retornem.

Para os pés:
a) Sapatos guardados em móveis com fungos (mofo) adquirem os mesmos e, quando calçados, os passam para os pés. Então: Lysoform nos sapatos e esperar secar antes de usar! 

b) Ao descalçar sapatos, após o uso, borrifa-los com o produto, imediatamente, enquanto estão ainda molhadinhos de suor. Há o Lysoform spray, que tem um aroma mais agradável porém, o custo dele é mais salgadinho.

c) Antes de guardar os sapatos sempre deixá-los ventilar.

d) Nunca, em hipótese alguma, guardar meias usadas dentro de sapatos...

e) Meias não se reutilizam sem lavar. Esse negócio de “está limpa, usei só para ir até a esquina e voltei” não dá certo. Usou, lavou!

f) E, botar o santo produto na água de enxague das meias também é bom.

g) Secar beeeeeem  os pés após o banho.

Vale lembrar que estes cuidados não curam nenhuma micose mas, vão evitar o aparecimento e proliferação das chatinhas.

E a última dica: para tirar cheiro de mofo de bolsas, malas, casacos, cobertores e etc... deixá-los dormir ao sereno. Estranho, não é? Pois é... Mas é isso mesmo. O sol não tira este cheiro mas, o sereno resolve! Não me pergunte porque e nem onde aprendi isso que não saberei explicar.

E você, como enfrenta os fungos? Estou muito interessada no combate aos que atacam os cães. Você sabe alguma coisa? Tem alguma experiencia a respeito? Conte-me, por favor!!!!

PS: Se minha sobrinha L. estivesse, por aqui, diria que este é mais um: "Gueia explica"...

14 comentários:

  1. Você usa em guarda roupas também, na parte interna? Depois de seco, ainda assim não reage com as roupas?

    ResponderExcluir
  2. Você utiliza na parte interna de guarda roupas também? Locais onde ficam as roupas...?

    ResponderExcluir
  3. Afinal, tira o fungo da unha do pé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, sr.Anonimo, este NÃO É um tratamento para micoses em unhas. Para isso é necessário a intervenção de um dermatologista e das podólogas. ESTE É UM TRATAMENTO PROFILÁTICO.
      Boa sorte!

      Excluir
  4. Estou usando Lysoform nos sapatos e na unha afetada. Está surtindo efeito. Tenho uma micose no canto de uma das unhas, obtida na natação e ela vai, volta, nunca consegui curar. Tá surtindo efeitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Fígado será destruido! Tem ideia o que esse produto pode causar a sua saúde entrando na sua corrente sanguínea atraves de sua unha? Maluca !!!

      Excluir
    2. Amanda carneiro, vc conseguiu curar a micose? Com o produto.

      Excluir
    3. Como vc esta usando? A minha unha caiu , pq eu usei frequentemente a unha postiça , agr esta super fraca . Preciso de algo que ajude a voltar como era antes.

      Excluir
  5. Olá! Para borrifar nos sapatos após o uso, devo diluir o Lysoform (aquele da embalagem laranja)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dilua mas, DEIXE SECAR BEM ANTES DE TORNAR A CALÇAR o sapato.

      Excluir
  6. Bom dia! Minha dermatologista me indicou para que usasse o Lysoform nos calçados e disse que precisa diluir em água. Comprei o de 1L da embalagem laranja, precisa mesmo diluir? Fiquei na dúvida agora.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa