terça-feira, 11 de junho de 2013

PONTO RUSSO, A CONFUSÃO DOS NOMES! ou PANOS DE PRATO XIV

Estou pasma e dando boas risadas!
Quando, ainda criança, me ensinaram este ponto para fazer bainhas em roupas.


Chamavam-no de “pé de galinha”. Pois bem, até hoje o chamei assim e, de repente, pesquisando combinações de bordado com ele me deparei com a verdade:  o ponto "pé de galinha" é outro!

Quando resolve nos pregar peças, a nossa mente é incrível mesmo! Como a informação veio para mim de fonte confiável registrei-a e pronto, ela ficou profundamente marcada. Vi o nome correto, em vários lugares, ao longo de todos estes anos, e não percebi o equivoco... Curioso, muito curioso...


O dito ponto “russo” (*) ou “herringbone” ou “espinha de peixe” ou sei lá mais o quê, anda bailando com minhas agulhas e linhas. Associou-se aos cachorrinhos cor de rosa, fez par com os azuis, os bejes,os marrons, os caramelos, os roxinhos e lilases e aconteceu uma festa colorida.










E mais panos de prato ficaram prontos!

(*) Existe um outro "ponto russo", feito com uma agulha especial.

Acabo de receber a informação, através do comentário da minha amiga russa  Fléa que, lá na Russia, chamam este ponto de "cabra". 

7 comentários:

  1. Egléa,
    adorei os seus paninhos de pratos. Ótima ideia usar vários tipos de aviamentos entremeados com bordadinhos. Ficou lindo! Adotarei a técnica, ótima para acabar com sobrinhas de viés, entremeios, galões, sianinhas, etc.
    Quanto ao nome do ponto, tanto faz, são todos fofos e cumprem bem o seu papel de enfeitar lindamente as suas peças.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito! Você é muito inteligente e trabalhador! :)
    Um abraço! Palkó

    ResponderExcluir
  3. Muchas gracias por enseñarnos este otro punto, feliz martes y a seguir creando!

    ResponderExcluir
  4. Egléa, сколько вариаций на одну тему! Очень интересно. У нас такой шов называется "козлик"))
    Egléa, quantas variações em um sujeito! Muito de maneira interessante. Em nós tal costura chama-se "a cabra"))

    ResponderExcluir
  5. Olá Egléa!!!

    Estão lindos!!!

    Estou acabando um pano de prato que acredito vais gostar para tirar modelo.

    Assim que estiver pronto eu posto e te aviso.

    bjks

    Sonia

    ResponderExcluir
  6. Não importa o nome do ponto: seus panos estão lindos!!!
    bj,
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Eu também conheço como pé de galinha. Agora quase não precisamos mais fazer bainha em roupas, tudo é grosseiramente costurado a máquina. Me lembro de cobrir até os ganchinhos dos cós, caseadinho miúdo. Uma graça!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa