sábado, 24 de agosto de 2013

O SACI PERERÊ É MADE IN BRASIL!


“Cadê” o Saci Pererê?
Estamos em agosto, mais para o fim que para o começo e não vi, em parte alguma, a menção ao “mês do folclore”.
Resolvi fazer uma pesquisa e liguei para os irmãos, sobrinhos e amigas que têm filhos e netos no ensino fundamental e a pergunta foi:
-“Você estudou alguma coisa relativa ao folclore este mês (e, em desespero, já apelando) ou em qualquer outro momento do ano, lá na sua escola?”
E as únicas respostas mais positivas foram:
-“A professora de Português trabalhou um textinho sobre isso...”  e  -“Lemos duas lendas...”
E foi só! Apenas isso!
Será que estou velha demais e não estou sabendo que folclore saiu da moda? Manter vivas as tradições e costumes diversos de um povo não se usa mais? A globalização cibernética engoliu as raízes culturais do nosso povo? E ficamos assim combinados?
Não tenho nada contra as bruxas e fadinhas, que as escolas de língua inglesa trouxeram com o halloween e, o nosso comércio, aceitou como uma forma ótima de se obter lucros mas, e o NOSSO  folclore?
Onde andam o simpático Saci, a Cuca, a Mula Sem Cabeça, a Iara, a Mãe D'Água, a Mãe do Ouro,o Curupira, a Iaba, o Lobisomem (o brasileiro, 7º filho homem de um casal, não aquele dos filmes americanos), as danças, as roupas, as comidas, as lendas, as músicas? Isso está destinado a virar lembrança de avó e tia idosa?
Cadê o Saci Pererê? Estou revoltada! Fica aqui o meu protesto!
E, com firme determinação, estou desenvolvendo um projeto. Vou bordar, num pano de prato, um Saci  com os dizeres:



O SACI PERERÊ É MADE IN BRASIL!


E tenho dito!

PS: Vou delirar de alegria se receber muitos comentários dizendo que estou errada e desinformada, que as escolas (e famílias) andam falando sim sobre o nosso folclore.
Por favor, por favor, por favor, me contradigam!

2 comentários:

  1. AH... MAS VAI FICAR UMA BELEZURA ESSE TEU BORDADO, UAI!
    TEUS TRABALHOS SÃO SEMPRE ESPECIAIS, COLEGA EGLÉA! :)
    VENHA VISITAR-ME, MOÇA. POSTEI NOVAS ARTEIRICES EM "GAM DOLLS (2)". SUA VISITINHA, É SEMPRE ESPECIAL. :)
    TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! ;)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa