quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

LIVROS DE BORDADO


Minha paixão pelo bordado livre com a maquina de costura aconteceu quando conheci o trabalho da Monika Kinner (aqui). Já li estudando o blog dela de “cabo a rabo” (todos os posts desde o inicio do blog !) e tenho me dedicado, com afinco e até certa obstinação, a aprender esta arte.

Acontece que, a Monika, borda as pradarias do Canadá, vastas plantações, gramíneas diversas, árvores ao longe, montanhas mais ao longe ainda, neve...

Como ela, quero fotografar e bordar paisagens da minha terra e elas são bem diferentes das canadenses. Eu convivo com o cerrado, florestas semitropicais, montanhas, águas, vegetação de folhas e flores na maioria grandes, voluptuosas e gorduchas. Como aprender os movimentos e para transformar minhas fotos em bordados?

Pesquisa daqui, pesquisa dali e descubro outros grandes bordadores de diversas partes do mundo. Entre eles a inglesa Alison Holt (aqui). Foi como se eu tivesse descoberto que papai Noel e o coelhinho da páscoa realmente existissem e morassem aqui, no meu quintal e, desde então, meu grande sonho de consumo passou a ser adquirir alguns dos seus livros.
Consegui!

  
Meu presente chegou entre o Natal e o ano novo!
Nossa, quanta alegria!  A vontade que tive foi de fazer como nos tempos da infância: leva-los para a cama e dormir com eles embaixo do travesseiro. Convenhamos que não ficaria bem a uma senhora fazer tal coisa então, tenho me limitado a te-los sempre por perto.
Estes dias, todo meu tempinho livre, tem sido dedicado a eles.


  
A "brincadeira" agora é, usando o programa OCR, escanear cada folha, transformar a imagem em texto, jogar o texto no Google Tradutor e tornar esta tradução minimamente entendível.


Como nada é perfeito, o programa não consegue converter os textos escritos em itálico. Estes, vou traduzindo observando as ilustrações com a ajuda de um dicionário (e do meu Amor).
  
Ainda há um terceiro livro que chegará até o fim do mês. Até lá, tenho muita diversão com estes dois. 

8 comentários:

  1. Egléа, Замечательный подарок вы получили! Очень интересные книги! Желаю лёгкого и быстрого перевода и интересного творчества!

    Egléa, dom maravilhoso que você tem! Livro muito interessante! Desejo fácil e rápida transferência e criatividade interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Flea!
      Um abraço!

      Спасибо, Блошиный!
      Обнять!

      Excluir
  2. Quando desejamos muito uma coisa, ela acaba por aparecer!

    Muitos e bons trabalhos com esses livros por inspiração :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... temos até que ter cuidado com o quê desejamos, não é?
      Obrigada! Um abraço!

      Excluir
  3. que maravilha......
    Egléa....volto depois para falar mais...o jantar me espera....

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber o nome do programa de OCR que você usa para transformar fotografias numa leitura minimamente entendível, pois adoro bordar e achei incrível essa possibilidade de visualizar fotografias no bordado.
    Atenciosamente Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O programa se chama OCR, Mary. Ele transforma a imagem do texto escaneado em texto editável. Daí, eu pego este texto (no caso em inglês) e jogo no Office (Windows) para, depois, jogar no Google Tradutor.
      O OCR você baixa grátis da internet.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Seu comentário é importante para mim!
Um abraço
Egléa